quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dica de Estilo - Sugestão da Semana

Não é segredo para ninguém que o artesanato brasileiro é super rico, expressivo e enche os olhos de turistas e nativos.
A novidade é que cada vez mais, materiais artesanais (e alternativos) vem colorindo as passarelas e os nossos guarda-roupas. Estilistas como Isabela Capeto e  Reinaldo Lourenço recorrem a detalhes artesanais modernos, como bordados com materiais diversos ou uso de tecidos rústicos.

Reinaldo ousou em apresentar ternos, vestidos e saias feitos de ráfia em diversas cores - material usado para produzir sacos de café - em desfile no Verão 2010.



O fuxico, técnica artesanal que aproveita retalhos de tecidos, customiza roupas, acessórios e até objetos.
Não existe registro exato de onde nem de quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe-se apenas que atualmente a técnica é desenvolvida em diversas partes do mundo. 

Curiosidade: No Brasil, a técnica recebeu este nome porque era feita por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação permitissem. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca).
Pra mim, o mais interessante é que além de estar totalmente de acordo com os conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, ainda é uma técnica fácil e de baixo custo!

Olha quanta coisa legal dá pra fazer com os fuxiquinhos....
Liiiindooo




Esse é nosso!
 

 Sugestão da semana:


                                                                         Gostou?

Visite a nossa loja virtual!!

Beijos e bom comecinho de final de semana rs,

Equipe Ateliê Flô

Nenhum comentário:

Postar um comentário