A novidade é que cada vez mais, materiais artesanais (e alternativos) vem colorindo as passarelas e os nossos guarda-roupas. Estilistas como Isabela Capeto e Reinaldo Lourenço recorrem a detalhes artesanais modernos, como bordados com materiais diversos ou uso de tecidos rústicos.
Reinaldo ousou em apresentar ternos, vestidos e saias feitos de ráfia em diversas cores - material usado para produzir sacos de café - em desfile no Verão 2010.
Não existe registro exato de onde nem de quando esta ideia de reaproveitar retalhos de tecido começou. Sabe-se apenas que atualmente a técnica é desenvolvida em diversas partes do mundo.
Curiosidade: No Brasil, a técnica recebeu este nome porque era feita por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação permitissem. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca).
Pra mim, o mais interessante é que além de estar totalmente de acordo com os conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, ainda é uma técnica fácil e de baixo custo!
Olha quanta coisa legal dá pra fazer com os fuxiquinhos....
Liiiindooo |
Esse é nosso! |
Sugestão da semana:
Gostou?
Visite a nossa loja virtual!!
Beijos e bom comecinho de final de semana rs,
Equipe Ateliê Flô